Heráclito

Heráclito

domingo, 20 de abril de 2014

Lenda do Halloween

Uma lenda Celta diz que espíritos que morreram naquele ano, voltavam para possuir pessoas e passar mais um ano, acreditavam também ser a única forma de vida após a morte e que apenas nessa data as leis de espaço e tempo permitia que os mundos se misturassem. Como não queriam ser possuídos apagavam fontes de calor para suas casa se tornarem frias, vestiam fantasias e andavam pelas ruas, sendo mais assustadores possíveis para que não quisessem possuí-los.
Já a famosa brincadeira de “doces ou travessuras?” vem de um costume europeu do séc. IX, chamado de “souling”.No dia 2 de Novembro ( dia de todas a almas), cristão iam de casa em casa pedindo “soul cakes” (bolos de alma) que tinham formato quadrado e eram de pão com groselha. Para cada bolo, deviam fazer uma oração para um familiar morto de quem deu o bolo. Acreditava-se que as almas antes de subir aos céus permaneciam na orla e suas orações a ajudavam a subir.

A vela na abóbora tem origem irlandesa. Um homem chamado Jack, alcoólatra, extremamente grosso que em 31 de outubro bebeu muito e o diabo veio levar sua alma. Em desespero pede ao diabo um copo de bebida e ele o concede. Jack estava sem dinheiro para outra bebida e pede que ele se transforme em uma moeda e ele concorda. Jack recolhe a moeda e guarda na carteira, que tinha um chaveiro de cruz, desesperado o diabo implora para sair e Jack oferece um acordo: que o libertasse em troca de mais um ano, sem opções ele concorda. Feliz com a chance, ele muda completamente, passou a tratar bem a esposa e filhos, ia à igreja e até fazia caridade. Mas isso não durou muito.
No próximo dia 31 de outubro o dia aparece quando Jack estava indo para casa. Inteligente pede para o diabo pegar uma maça em uma árvore perto, ele aceitou e quando subiu o primeiro galho, Jack com o canivete marcou uma cruz no tronco. O diabo promete não aparecer por 10 anos. Sem aceitar, pede que pare de aparecer, o diabo aceita então é libertado da árvore.
Um ano depois Jack morreu e após falhar entrar no céu, sem opções vai para o inferno. O diabo se sentindo humilhado também não permite que ele entre. Com pena, joga um brasa para que Jack ilumine seu caminho pelo manto. Ele coloca a brasa dentro de um nabo para que dura e vai andando ( Os nabos usados originalmente na Irlanda como lanternas de Jack, mas quando imigrantes vieram da América, acharam que abóboras eram melhores e tinham em maior quantidade que nabos. Então Jack O’Lartern na America, passou a ser uma abóbora iluminada com brasa).
Se prestam atenção vêm uma luz apagada, é Jack vagando procurando seu lugar.

Bruxas também são muito importantes. Segundo algumas lendas, elas se reuniam duas vezes por ano, na mudança de estações: 30 de Abril e 31 de Outubro. Chegando em vassouras participavam de um festa no qual o líder era o próprio diabo, jogavam maldições e feitiços em qualquer um, transformavam-se em tudo e causavam muitos problemas. Dizem que para encontrá-las tinham que usar roupas ao avesso e andar para trás a noite toda, assim meia noite veriam elas.
A lenda das bruxas chegou nos EUA com os primeiro colonizadores que se misturavam com histórias de bruxas contadas por índios nativos, onde mais tarde pelos escravos africanos passaram a conhecer magia negra.
Gatos pretos são bastante associado a elas, lendas afirmam que elas podem se transformar em gatos, alguns acreditavam que gatos eram espíritos mortos. Muitas superstições são ligadas a gatos pretos, a mais comum é que se um cruzar seu acminho, você deve voltar se não da muito azar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário