Heráclito

Heráclito

domingo, 20 de abril de 2014

Lenda do Croatoan

Começa com tentativas de instalar colônias em terras americanas. Os ingleses precisavam estabelecer registros para manter a posse sobre as terras. Porém nessa época viagens demoravam meses, então os ingleses para marcar território mandaram colonos, que eram apenas homens, sem mulheres ou crianças. Se mantiveram por um tempo até acabar mantimentos e enfrentar muito invernos,deixaram o lugar e voltaram para Inglaterra com o capitão Francis Drake. Mas eles não desistiram.
Em 26 de Abril de 1587 partiram dois barcos, um com colonos e outro com suprimentos. Mas dessas vez foram mulheres e crianças, pois queriam estabilizar a colônia de forma permanente. Quando chegaram reconstruíram as casas deixadas já cobertas pela vegetação.
Durante esse tempo, em 18 de Agosto nasceu a neta do governador, Virginia Dare. A primeira a nascer em terras americanas, na verdade a primeira de descendência inglesa. Não podendo dizer européia, pois os vikings já haviam ido ali. Em 27 de Agosto, o governador John White voltou a Inglaterra, a pedidos pois faltavam suprimentos. Mesmo não querendo abandonar a filha e a neta, partiu. Mas quando chegou na Grã Bretanha não pode voltar, os ingleses foram atacados pela rei Felipe II e isso impediu qualquer um de voltar.
Muitos tempo depois ele voltou, em 1590. Encontrou apenas a cidade vazia coberta pela vegetação e coisas espalhadas pelo chão, como se todos fugissem de imediato. Não tinha ninguém, nem mesmos corpos, nem sangue, nada. E no tronco de uma árvore, apenas escrito “Croatoan”.

O desaparecimento inesperado e a palavra gravada na árvore deram origem a muitas lendas. A lenda norte-americana supõe que foram todos abduzidos ou levados por algo maligno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário