Heráclito

Heráclito

quarta-feira, 28 de maio de 2014

V de Vingança

O filme V de Vingança retrata uma Inglaterra Futura no século de XXI sobe o regime totalitário. Começa com Evey, uma jovem que logo no início, após desobedecer ao toque de recolher é pega pelos Homens Dedo (uma força policial estatal), mas é salva por um justiceiro mascarado. No decorrer da história Evey acaba tendo que ficar na casa dele por um tempo e com a confiança crescendo, V conta lhe sobre seus segredos e a revolução que planejara há muito tempo. Depois de saber mais sobre V, Evey descobre quem é e finalmente decide se juntar a um plano aparentemente impossível.
     O plano de V se inspira em um homem que tentou explodir o Parlamento, protestando contra o governo tirano da época, porém falhou e foi enforcado em público em 5 de Novembro, assim sendo a data em que V começou a executar seu plano.
     V passou parte de sua vida sendo feito de cobaia, preso em um laboratório do governo. Onde foram presos também ateus, homossexuais e pessoas consideradas loucas ou bastardas, para a criação de um vírus letal.
     Trailer do filme: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-58911/trailer-18535298/·.  
      Mostrando o filme dentro da teoria de Heráclito: O filme corre através de diversas mudanças e também mostra o fogo, que era a ARKÉ de Heráclito.
A vida de V: foi preso para execução de experimentos e já coberto de ódio quando sua vizinha de cela o entregou uma carta com sua biografia e uma mensagem que mostrava esperança, antes que ele terminasse de ler a carta, a moça morreu. Quando V fugiu devido a uma explosão tornara seu ódio em esperanças de mudar seu país, onde acabou por mudar primeiro a si mesmo. Por 20 anos apenas pensando em sua vingança, V encontrou Evey mudando novamente passando a pensar também nela, ela o mudou. Num momento ele pode ver sua mudança nela.
A vida de Evey: Logo na infância, sua vida muda de forma drástica quando perde seus pais e irmão, isso foi um dos motivos que fez com que passasse parte de sua adolescência num reformatório. Depois de conhecer V ela mudou muito, largou seu emprego, mudou o seu psicológico, o físico e com a ajuda de V, perdeu o medo e criou coragem para seguir com seus ideais.
A mídia que passava apenas coisas boas sobe ordens do governo passou a mostrar enfim a realidade, ajudando a abrir os olhos da sociedade.
O governo que passava medo para o povo passou a ter medo do povo, perdeu assim todos os seus lideres.
A sociedade era extremamente submissa e coberta por medo. No final do filme, por influência dos fatos e de V, passou a ser uma sociedade corajosa que defendia suas ideias.
     E “V” aos poucos mudara o país.
     Algumas frases do filme:
Por baixo desta máscara não há só carne...Por baixo desta máscara há uma idéia Sr. Cryde. E idéias são à prova de bala!
" Vi veri veniversum vivus vici." (Frase em Latin que significa ) "Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo" .
"Um símbolo sozinho pode não representar nada, mas se todos se juntam, um símbolo pode significar muito, pode significar a mudança de um país”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário