O filme Diamante de Sangue retrata uma situação vivida na África, na época da guerra civil de Serra Leoa (1991 – 2002), um país ao oeste no continente africano. Mostra a guerra entre o governo africano e a Fur (força revolucionária) pelo controle da coleta de diamantes no país.
Retrata a inocência e medo dos povos que fora escravizado e obrigados a garimpar diamantes para seus “donos”. Com isso, claramente o caminho para o tráfico estava facilitando para quem quisesse exportar diamantes ilegalmente ou os trocar por armamentos entre outras coisas.
O nome do filme também simboliza o sangue derramado pelos diamantes de áreas de conflito.
Ao decorrer do filme, Salomon é tirado de sua mulher e filhos para se tornar escravo da Fur. Trabalhando acha um precioso diamante, quando menos esperavam o governo os atacaram e Salomon escondeu seu tesouro, mas seu “dono”o viu, ferido não teve condições de toma-lo. Foram presos e ele anunciou a toda cadeia sobre o tesouro, foi onde Danny encontrou Salomon, a partir daí a trama se desenrola.
Trailer do filme: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-61469/trailer-18715693/.
Mostrando o filme dentro da teoria de Heráclito: Heráclito acredita em mudança e no decorrer do filme podemos claramente vê-la.
Primeiro na mudança ocorrida no país após a descoberta de diamantes, de um país calmo e de tribos unidas, passou a ser um país extremamente perigoso e movimentado.
A segunda mudança vemos no final do filme, quando fora mostrado em uma reportagem a história atrás das lindas e finas jóias encontradas nas vitrines das lojas nas cidades, conscientizando e ajudando a diminuir o tráfico e a escravidão pelos diamantes, mas diz claramente no final do filme que apenas a mudança na consciência das pessoas que compram ilegalmente mudaria de vez a situação do país.
A terceira não é uma mudança no país ou no governo, mas sim na relação e moral dos personagens. Danny se aproxima de Salomon apenas por interesse no seu tesouro e Salomon aceita entregá-lo em troca de sua família. Entre muitas dificuldades passaram a confiar um no outro e deixando de lado o interesse e passando a se importar de verdade com seu companheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário